ESTUDAR PRA QUE?
No passado a escola pública era para uma minoria, com poucos alunos e um ensino de qualidade. Agora, do ensino fundamental ao ensino médio todos devem ser contemplados. A meta de quantidade foi e está sendo realizada e a conseqüência da quantidade não gerou qualidade.
O ensino fundamental deficiente prejudica o desenvolvimento do ensino médio e aumenta a evasão escolar. Como combater esses obstáculos se a carga horária permanece a mesma. O ensino médio deve inserir conhecimentos para complementar a formação, mas onde ficou essa formação anterior?
A luta permanente de cada professor para despertar interesse e um mergulho no conhecimento fica cada vez mais difícil, mas desistir jamais e se fosse fácil seria "sacrifácil" e não sacrifício, como ouvi um vestibulando, vencedor dessa batalha da vida, em um depoimento dias atrás. Então, vamos seguir sonhando que amanhã será, não apenas um novo dia, será o dia da realização de cada professor e de cada jovem que vai encontrar o seu caminho. Tudo isso deixa uma pergunta no ar: estudar pra que?
Os alunos do C.E.Diuma Madeira responderam e tentaram abrir novas janelas com esperança de um novo horizonte. Daniele Finotelli de P. Fernandes, 17 anos, aluna do terceiro ano falou que estuda para fazer faculdade, ter um ótimo emprego, ser feliz com uma família maravilhosa, pois hoje em dia uma pessoa sem estudo não consegue chegar a lugar nenhum. Daniele afirma que que a aprovação automática prejudica a qualidade do ensino e os alunos ficam desinteressados, saem do ensino fundamental para o médio e não sabem ler e escrever corretamente.
A enfermagem é o sonho de Priscilla Cardoso de Oliveira, 17 anos, turma 3001. Priscilla quer alcançar todos os seus objetivos, fazer faculdade de enfermagem, ter um emprego fixo em um hospital federal ou militar, sem risco de ficar desempregada, conquistar independência financeira e ficar longe do pesadelo do desemprego. Muitos perguntam e dizem que Priscilla é maluca porque escolheu enfermagem e ela, com os olhos brilhando, acrescenta dizendo que sente prazer em ajudar cada pessoa e se sente muito bem no ambiente hospitalar, irá fazer enfermagem por amor a profissão.
Jonathas Luiz de B. Silva, 16 anos, está concluindo o terceiro ano e disse que estuda para aprender a entender cada leitura, escrever melhor e guardar cada matéria para levar por toda sua vida. Com muita pressa respondeu que sem estudar ficaria mais difícil conseguir um emprego e sua mão-de-obra ficaria muito barata. Para Bruno B., 17 anos, estudar pra que é uma pergunta fácil de responder, ele disse que é para adquirir conhecimentos, conhecer novas culturas e entender porque vive determinadas situações. O porquê está vivendo nessas condições e também para no futuro receber um bom salário, ter um bom emprego, constituir família e é só estudando que conseguirá.
Estudar pra que? Estudar, respondeu Amanda de Almeida Braz, 17 anos, formanda da turma 3001, no mundo de hoje é essencial. Qualquer jovem que tenha pretenção melhor para o futuro tem que estudar muito. Ela falou que a sociedade é muito preconceituosa, ter um bom emprego, estabilidade financeira e tudo mais depende da atuação no colégio. O estudo transforma, capacita para o mercado de trabalho, para a universidade e para a vida. O estudante da rede pública passa por muitas dificuldades diárias, desde o transporte coletivo à ausência dos pais na vida escolar. Amanda acredita que sem o diálogo com o jovem fica mais complicado ser dedicado aos estudos e estreitar os laços familiares e ajudá-lo vencer todos obstáculos futuros, porque a família e o colégio caminham na mesma direção.
Estudar para sentir que a cada dia o aluno é aquela pedra esperando ser transformada em uma linda escultura.
Prof. Ana Maria Aguiar
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Ficou otima a entrevista!!
?Hola Profesora, como andas?
rs...Sou da T: 3002
ja fiz o blog!!!
Ficou legal mais não sei pasar para espanol!!!
Ps.:Fcou show a entrevista !!!!!!!
adorei esta entrevista professora ana vou tirar uma cola pois quero falar sobre o estudante do ensino medio e suas perpectivas sobre a escola. vou colar. agradeço a fala do meu trabalho no entre jovens, mas todos ai da escola contribuiram para q isso acontecesse bjs!
!Hola!profesora ?cono estas?
já fiz o trabalho dos paises.
Ahora ainda não consegui achar aparte do cobertor....
sou da T: 3002 a jéssica
bjosss !!!!!!
Postar um comentário