Matéria:
MANHETE: "Os jovens têm ou não condições de mudar o país ?"
Alguns alunos do 2º ano do Col.Est. profª Diuma Madeira S. de Souza, das turmas 2004 e 2005 foram entrevistados sobre o seguinte tema: "Os jovens têm ou não condições de mudar o país?"
Os jovens entrevistados relataram que podem ser um agente de transformação da sociedade, impondo suas decisões e críticas. Mas, infelizmente, não são orientados para isso. A aluna Helen Brites, por exemplo, diz que: “Os jovens atuais de nossa sociedade não são educados e preparados para pensar e formar opinião. A sociedade nos oferece conformismo e aceitação. Poderíamos mudar essa situação se não estivéssemos sempre inertes, e se a nossa principal preocupação não estivesse ligada ao modismo, superficialismo, consumismo fútil”
Para eles, os jovens exercem um papel importante na sociedade, porque representam o futuro de uma nação, porém são facilmente manipulados. Além do mais, o jovem pode ser um transformador não se envolvendo com as drogas, minimizando, assim, a violência. Poderiam utilizar o tempo vago, ajudando a conservar o meio ambiente , na reciclagem do lixo,auxiliando as pessoas necessitadas, enfim, exercendo a cidadania.
Helen Brites, de 19 anos, continua:” o jovem está mais preocupado em se divertir , em comprar o que gosta, deixando de lado os acontecimentos globais ."
Eles consideram-se passivos diante das transformações do mundo, aceitando e conformando-se com tudo.
Os entrevistados responderam às perguntas relacionando-as ao jovem pertencente a qualquer classe social. Além de estudarem, fazem curso de informática, praticam esportes, trabalham, participam de atividades religiosas...
O jovem pode ser um agente transformador na sociedade, desde que seja preparado e motivado para que isso aconteça.